Se a magia dos desenhos animados segue encantando adultos e crianças há mais de um século, os bastidores de sua produção continuam misteriosos para a maioria do público. Mesmo em Goiás, onde a animação ocupa lugar de destaque no efervescente cenário audiovisual – com filmes como O OGRO (MMarte Produções), FAROESTE: UM AUTÊNTICO WESTERN (MMarte Produções e Armoria Studio) e DESTIMAÇÃO (Mandra Filmes) angariando prêmios dentro e fora do país – os processos pelos quais ela é produzida permanecem longe dos olhos de grande parte de seus aficcionados.
Dando continuidade às ações do Dia Internacional da Animacão de Goiânia (com o amparo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura), a Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Filmes irão realizar, no Centro Cultural Marieta Telles, a exposição ETAPAS DA CRIAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS. Com abertura às 19h do dia 15 de abril, serão expostos cenários, layouts de cena, concepts designs, storyboards, cartazes e estudos de animação e personagens, oferecendo um amplo panorama de todas as fases de produção de um desenho animado, bem como lançando luz ao trabalho daqueles que lidam com esta complexa e laboriosa linguagem cinematográfica.
ETAPAS DA CRIAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS ficará aberta ao público até o dia 30 de abril, com obras de Emerson Rodrigues, Guazzelli, Mandra Filmes, Márcio Jr., Marcos Pilar, Otto Guerra, Paula Mastroberti, Thiago Ottoni e Wesley Rodrigues. O grande destaque da exposição fica com o originalíssimo trabalho de direção de arte desenvolvido pelo legendário quadrinista brasileiro Julio Shimamoto para o curta O OGRO. Com métodos absolutamente artesanais, Shima (como é mais conhecido) foi peça fundamental para o sucesso do curta baseado em HQ de sua própria autoria. O OGRO, dirigido por Márcio Jr. e Márcia Deretti em 2011, recebeu 15 prêmios ao redor do mundo.
Dialogando diretamente com a exposição ETAPAS DA CRIAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS, O Cine Cultura receberá, aos dias 15 e 16 de abril, sempre às 19h, uma representativa mostra voltada para o universo da animação. Além dos curtas goianos O OGRO, FAROESTE e DESTIMAÇÃO, a mostra trará o já clássico longa do gaúcho Otto Guerra, WOOD & STOCK: SEXO, ORÉGANO E ROCK’N’ROLL, baseado nos antológicos personagens do cartunista Angeli. LUZ, ANIMA, AÇÃO, documentário inédito dirigido por Eduardo Calvet, faz um inventário da memória audiovisual brasileira voltada para a animação na TV, na publicidade e nos cinemas. revelando as principais personalidades que ajudaram a construir essa trajetória na teoria e na prática. O documentário também relembra marcos históricos e criações imortais de todas as épocas.
Surgimento do DIA
No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, O Dia Internacional da Animação (DIA) é realizado desde 2004 pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), reunindo anualmente mais de 200 cidades que celebram o DIA com mostras e atividades de animação.
Programação
ETAPAS DE CRIAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS E MOSTRA DE FILMES
Local: Museu da Imagem e do Som/ Cine Cultura
Centro Cultural Marieta Telles, Praça Cívica, nº 2 – Centro.
15/04
19h – Mostra de filmes
Local: Cine Cultura
Wood & Stock: sexo, orégano e rock and roll. Dir. Otto Guerra. 81 min. 2006. Ani. RS
No réveillon de 1972, na casa de Cosmo, os então jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito vivem intensamente suas existências hippies. Trinta anos depois, os personagens sentem o peso do tempo passado em suas realidades adultas. Para tentar retomar os velhos tempos, eles promovem um reencontro de sua antiga banda de rock. Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll é um filme brasileiro, baseado nos personagens do cartunista Angeli.
O Ogro. Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti. 8 min. 2011. Ani, GO
Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros.
20h30 - Abertura da exposição Etapas de Criação de Desenhos Animados.
Local: Museu de Imagem e Som
Exposição de cenários, layouts de cena, concept designs, storyboards, cartazes e estudos de animação e personagens.
Artistas:
Júlio Shimamoto
Emerson Rodrigues
Guazzelli
Mandra Filmes
Márcio Júnior
Marcos Pilar
Paula Mastroberti
Thiago Ottoni
Wesley Rodrigues
16/04
19h – Mostra de filmes
Local: Cine Cultura
Novela. Dir. Otto Guerra. 8 min. 1992. Ani. RS.
O que acontece entre os intervalos comerciais no horário nobre de nossas emissoras de televisão? Quantas histórias são contadas e repetidas ano após ano? "Novela" e um segmento deste horário sagrado em que o país inteiro espera as cenas dos próximos capítulos.
O Reino Azul. Dir. Otto Guerra. 14 min. 1989. Ani. RS.
As atribulações de um rei tirano, que para fugir do tédio decide pintar todo o seu Reino de Azul.
Faroeste – Um Autêntico Western. Dir. Wesley Rodrigues. 18 min. 2013. Ani. GO
Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.
Destimação. Dir. Ricardo de Podestá. 13 min. 2012. Ani. GO
Um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto.
Luz, Anima, Ação. Dir: Eduardo Calvet.. 1h39min. 2013. Doc. RJ
Quase centenária, a história da animação brasileira traz histórias e personagens tão ricos e estimulantes que sua influência extrapola a seara das artes e invade nosso cotidiano. “Luz, Anima, Ação” resgata a memória audiovisual brasileira voltada para a animação na TV, na publicidade e nos cinemas, revelando as principais personalidades que ajudaram a construir essa trajetória na teoria e na prática, além de relembrar marcos históricos e criações imortais de todas as épocas.
O que: Exposição ETAPAS DA CRIAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS - Dia Internacional da Animação.
Quando: 15 a 30 de abril
Local: Centro Cultural Marieta Telles - Praça Cívica, nº 2 – Centro.
Entrada franca!
Informações: (62) 8188-3223 - Márcia Deretti ou escolagoianadedesenhoanimado@ gmail.com
Patrocínio:
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia
Apoio Cultural:
Secult Goiás
Cine Cultura
Museu de Imagem e Som/Goiás
Monstro Discos
Nenhum comentário:
Postar um comentário